Defesa Civil garante que não há indicativo de desabastecimento em decorrência da estiagem no RS

O clima quente e seco, para os especialistas, está dentro da média prevista para o período

Foto: Fetag/Arquivo

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul garantiu no final da manhã desta terça-feira, 7, que não há indicativo de desabastecimento por conta da estiagem. Entretanto, o órgão reforça que o período de seca deve se estender até o final de fevereiro, gerando perdas pontuais em diferentes plantações.

O clima quente e seco, para os especialistas, está dentro da média prevista para o período. Mesmo com a garantia de abastecimento de água em um primeiro momento, a Defesa alerta para a manutenção do uso racional e econômico da água, uma vez que o quadro pode ser alterado durante a estação.

A nota foi emitida após reunião com representantes do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Sala de Situação e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para avaliar os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul.

Em relação à situação de emergência decretada por alguns municípios em decorrência da estiagem, o governo ressalta que os registros devem se dar por falta de água para consumo humano e prejuízos a pequenos agricultores. Uma vez decretada a situação de emergência, o prazo é de 20 dias para a cidade concluir o processo com o envio da documentação.