Em meio ao recesso, base aliada marca encontro para definir futuro do pacote de reformas do Piratini

Executivo mantém expectativa de convocar sessões extraordinárias para votar matérias no fim do mês. Recuo não está descartado

Frederico Antunes e Ranolfo Vieira Jr. Foto: Gustavo Mansur

Após encontro entre o governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior (PTB), e o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP), ficou agendada, possivelmente, para o dia 8 de janeiro, no Palácio Piratini, a primeira reunião do ano entre os líderes e representantes de bancadas da base aliada para discutir o pacote de reformas do Executivo. A conversa ocorreu nessa sexta-feira.

A intenção, como antecipada pela colunista Taline Oppitz, é aproveitar a cerimônia de sanção do novo Código Ambiental, que ocorrerá no dia 9, para mobilizar os parlamentares. No encontro, serão retomadas e intensificadas as negociações sobre o pacote de reformas, que prevê alterações nas carreiras do funcionalismo e na previdência estadual.

O Executivo pretende convocar sessões extraordinárias entre os dias 27 e 31 na Assembleia para votar as matérias, mas não descarta recuar caso identifique resistências que possam levar à derrota em plenário.

O impasse em torno da greve dos professores da rede estadual, gerado pela recuperação dos dias não trabalhados, também constará na pauta do encontro com os aliados, assim como o reajuste de 12,84% no piso do magistério. Nos dias 14 e 15 ocorrerá uma nova reunião sobre os projetos, desta vez, com a participação do governo.

Com informações de Taline Oppitz