Após encontro entre o governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior (PTB), e o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP), ficou agendada, possivelmente, para o dia 8 de janeiro, no Palácio Piratini, a primeira reunião do ano entre os líderes e representantes de bancadas da base aliada para discutir o pacote de reformas do Executivo. A conversa ocorreu nessa sexta-feira.
A intenção, como antecipada pela colunista Taline Oppitz, é aproveitar a cerimônia de sanção do novo Código Ambiental, que ocorrerá no dia 9, para mobilizar os parlamentares. No encontro, serão retomadas e intensificadas as negociações sobre o pacote de reformas, que prevê alterações nas carreiras do funcionalismo e na previdência estadual.
O Executivo pretende convocar sessões extraordinárias entre os dias 27 e 31 na Assembleia para votar as matérias, mas não descarta recuar caso identifique resistências que possam levar à derrota em plenário.
O impasse em torno da greve dos professores da rede estadual, gerado pela recuperação dos dias não trabalhados, também constará na pauta do encontro com os aliados, assim como o reajuste de 12,84% no piso do magistério. Nos dias 14 e 15 ocorrerá uma nova reunião sobre os projetos, desta vez, com a participação do governo.
Com informações de Taline Oppitz