A prefeitura de Santa Maria garantiu nesta manhã o encerramento do surto de infecção intestinal registrado na cidade. Conforme o prefeito Jorge Pozzobom, o terceiro e último boletim deu conta de 1.522 registros em crianças e adultos, contabilidade feita a partir dos registros de entrada e saída das unidades de saúde da cidade. Os sintomas que caracterizam o quadro incluíam diarreia e dores abdominais.
O alerta começou quando duas crianças morreram em decorrência do quadro ainda nos últimos dias do ano. Elas estudavam na escola infantil do SESI, no bairro Patronato, e faleceram nos dias 22 e 23 de dezembro. A partir disso, a prefeitura acendeu o alerta e confirmou a existência do surto de infecção intestinal na cidade.
“Nos solidarizamos com os familiares das vítimas, com os demais pacientes e com a população de Santa Maria e, por isso, não vamos medir esforços para descobrir o que causou essas mortes. Destacamos o trabalho intenso dos profissionais da Prefeitura para evitar que mais pessoas se contaminassem e dos profissionais das redes pública e privada”, disse Pozzobom em coletiva nesta manhã.
A Prefeitura reforça que os cuidados com a higiene devem ter continuidade mesmo com o fim do surto de infecção intestinal.