Quitação antecipada do IPVA 2020 rende quase R$ 887 milhões

Até o momento, 25,8% dos contribuintes quitaram o tributo

Antes da virada do ano, 972.348 mil contribuintes (25,8% do total) quitaram de forma antecipada o IPVA 2020 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), no Rio Grande do Sul, garantindo desconto de até 24,9%. De acordo com a Receita Estadual, isso representou uma arrecadação bruta de R$ 886,9 milhões até 30 de dezembro de 2019, o que permitiu a quitação dos salários de novembro do funcionalismo três dias antes do previsto. O montante é repartido automaticamente: metade fica nos cofres estaduais e metade é distribuída entre os municípios, conforme o local de licenciamento do veículo. No Rio Grande do Sul, 3.762.727 veículos recolhem o IPVA. O calendário de pagamento termina em abril.

Para ter o desconto máximo de 22,4% ainda em janeiro, o contribuinte precisa quitar o imposto na íntegra somando as vantagens dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão, além de 3% de abatimento.

Pelo desconto do Bom Motorista, quem ficou três anos sem multa garante 15%. Para dois anos, o índice é de 10%. Quem ficou um ano sem infrações garante abatimento de 5%.

Já o desconto do Bom Cidadão dá mais 5% de desconto a donos de veículos que acumularam no mínimo 150 notas no programa Nota Fiscal Gaúcha. Os índices, que podem ser acumulados, valem também para o calendário de vencimento pelo número da placa.

Já os contribuintes que optarem pelo parcelamento do IPVA 2020 devem pagar a primeira parcela até o dia 31 de janeiro. As próximas duas vencem em fevereiro, até o dia 28, e em março, até o dia 31. A primeira vem com desconto de 3%, a segunda de 2% e a terceira de 1%.

O pagamento do IPVA 2020 pode ser realizado diretamente nos sistemas online ou presencialmente em agências do Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco do Brasil (somente para clientes) e lotéricas da Caixa. Basta apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou informar a placa e o Renavam do veículo.

Serviço

Quem paga?
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2000.

Como pagar?
Para quitar o imposto, o proprietário deve apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar?
No Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).

Dívida Ativa 
Para IPVA de exercícios anteriores (inscritos em Dívida Ativa), os pagamentos devem ser realizados exclusivamente no Banrisul, Banco do Brasil (somente para correntistas) e Banco Sicredi.