A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) abriu o prazo de renovação e solicitação da primeira via do cartão TRI escolar em Porto Alegre. Os estudantes devem encaminhar os documentos com antecedência devido à demanda, que é alta, no período das férias escolares.
Para encaminhar a atualização, o usuário deve comparecer à entidade representativa com o cartão TRI escolar e cópias do cartão e do CPF, formulário de inscrição do beneficiário (FIB) entregue pela entidade, atestado escolar original para alunos do Ensino Fundamental, Médio, técnico profissionalizante, pré-vestibular e pré-Enem, ou cópia do comprovante de matrícula devidamente autenticado pela instituição de ensino, no caso de estudantes de cursos superiores.
O valor da renovação é definido pela entidade representativa, mas não deve ultrapassar 12 passagens escolares. A entidade estabelece também o prazo de validade.
Para solicitar a primeira via do cartão na entidade representativa, o estudante deve preencher o formulário de inscrição e entregar uma foto 3 x 4 atual, cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento (para menores de 18 anos), comprovante de residência atualizado (no caso de o aluno estudar ou morar em outra cidade), cópia do CPF, atestado escolar original ou cópia do comprovante de matrícula, no caso de estudantes de ensino superior.
O beneficiário deve pagar a taxa de confecção à entidade estudantil, também com valor máximo de 12 passagens escolares. A compra de créditos pode ser feita pelo site do TRI, pelo aplicativo ou em algum dos locais de recarga: no Posto Central (rua Uruguai, 45) e Posto Triângulo (avenida Assis Brasil – Terminal Triângulo).
Desde 14 de dezembro de 2019, quem utiliza isenção ou TRI escolar deve aproximar o cartão diretamente do validador, sem precisar da liberação do cobrador. A prioridade de débito no cartão vai ser sempre do vale-transporte e do crédito escolar, para dar preferência ao que mais beneficia o usuário.