A ponte Hercílio Luz, um dos cartões-postais de Santa Catarina, reabriu ao público na manhã desta segunda-feira, após mais de 28 anos fechada. A estrutura passou por diversas obras nas últimas décadas, no maior projeto de recuperação da história do estado vizinho. A programação cultural e de esportes de aventura a fim de marcar a entrega da estrutura reformada começou hoje e vai durar sete dias, prosseguindo até 5 de janeiro.
A reinauguração contou, nessa manhã, com a presença do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, e do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro. Houve também um desfile de carros antigos pela passagem.
Inaugurada em 1926, a ponte foi a primeira ligação da Ilha de Santa Catarina com o continente e a única durante quase 50 anos — até a inauguração da ponte Colombo Salles. Em 1982, começaram as primeiras interdições para o tráfego, após as estruturas começarem a se deteriorar.
A interdição total ocorreu em 1991, mas as obras de recuperação começaram apenas em 2006. Em uma das etapas da restauração, mergulhadores precisaram fazer soldas subaquáticas a 30 metros de profundidade.
No entanto, houve uma sucessão de atrasos, seguidos do rompimento do contrato com a empreiteira responsável, o que postergou ainda mais a conclusão da obra.
Liberação gradativa
A Prefeitura de Florianópolis deve apresentar, na semana que vem, o plano de operacionalização da Ponte, prevendo a liberação do fluxo de forma gradativa. A expectativa é de que os veículos só possam acessar a ponte a partir do dia 13. Até lá, a passagem fica liberada só para ciclistas e pedestres. Em uma primeira etapa, só deve ser liberado o tráfego para táxis e ônibus de turismo.