A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz/RS) estima ter arrecadado R$ 850 milhões com o pagamento antecipado do IPVA 2020, até às 17h desta segunda-feira, data que marca o fim do prazo para quitação do imposto com desconto. Com isso, o governo alcançou a meta estipulada em valores para o pagamento do imposto.
Segundo os números da Fazenda, até sexta-feira, 663 mil pessoas haviam pago o IPVA com antecedência, o que representa 18,4% do número de pagantes. Até ontem os proprietários de veículos poderiam quitar o imposto com descontos de até 24,9%, dos quais 3% seriam direto no tributo. Os demais descontos a serem contabilizados eram o de Bom Motorista, que poderia chegar até 15%, e Bom Cidadão, com valor máximo de 5%.
O governo espera que 3,6 milhões motoristas quitem o IPVA ao longo do ano, incluso nessa conta quem pagou com antecedência. Com isso, a meta da Secretaria da Fazenda é arrecadar R$ 3,1 bilhões com o imposto. Este valor é dividido meio a meio, com 50% indo para os cofres do Governo e 50% para os municípios onde os veículos foram licenciados.
Foi graças aos pagamentos antecipados do IPVA 2020, o Executivo anunciou ainda ontem a quitação dos salários de novembro, que foram pagos no mesmo dia. A expectativa inicial era que os vencimentos dos servidores fosse pago em 3 de janeiro. Este é o 48º mês que o Governo do estado não paga os salários integralmente, situação que se repete desde julho de 2015.