Trump diz que está pronto para lidar com “surpresa” norte-coreana

Ex-conselheiro de segurança de Trump sugeriu que a política externa do presidente dos EUA foi um grande fracasso.

Trump e primeira-dama Melania gravaram vídeo de Natal | Foto: Reprodução/Twitter
Trump e primeira-dama Melania gravaram vídeo de Natal | Foto: Reprodução/Twitter

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que os Estados Unidos (EUA) vão conseguir lidar com qualquer surpresa da Coreia do Norte. Em conversa com repórteres, em seu resort na Flórida, Trump se referiu às recentes ameaças de Pyongyang. O presidente americano disse: “Vamos ver o que vai acontecer. Eu vou lidar com as coisas conforme ocorrerem”. Ele também afirmou que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, pode enviar “um belo vaso, em vez de um teste de míssil”.

A Coreia do Norte estabeleceu unilateralmente o fim do ano como prazo para que os EUA suspendam sanções e façam outras concessões nas negociações sobre desnuclearização. Pyongyang alertou que depende apenas de Washington o tipo de “presente de Natal” que vai receber. Trump havia sugerido anteriormente que os EUA poderiam utilizar força militar contra a Coreia do Norte.

John Bolton

O ex-conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos John Bolton disse que é provável que o governo Trump tenha que admitir publicamente que sua política para a Coreia do Norte foi um grande fracasso. No último domingo (22), o site de notícias Axios publicou entrevista com Bolton, que foi demitido pelo presidente Trump em setembro. O ex-conselheiro disse que não acredita que o governo Trump “realmente esteja falando sério” quando o próprio presidente ou outras autoridades prometem impedir a Coreia do Norte de ter armas nucleares. Bolton disse ainda que a impressão de que os Estados Unidos estariam pressionando a Coreia do Norte o máximo possível infelizmente não é verdade.

O ex-conselheiro criticou Trump por ter declarado não estar preocupado com os testes de mísseis de curto alcance feitos pela Coreia do Norte. Segundo Bolton, esta declaração é passível de ser interpretada como um sinal de que o presidente não está preocupado com o risco em potencial que esses testes representam para o Japão e a Coreia do Sul, aliados dos EUA, ou para as tropas americanas posicionadas na região. John Bolton disse que caso o líder norte-coreano, Kim Jong-un, cumpra sua ameaça de dar aos Estados Unidos um “presente de Natal”, a Casa Branca deve admitir que errou em sua abordagem com a Coreia do Norte.