Balneário Pinhal: prefeita sugere incêndio criminoso em depósito

Prefeita de Balneário Pinhal afirma que incêndio não irá afetar atividades de Natal e Ano Novo no município do Litoral Norte.

incêndio
Incêndio atingiu depósito de lixo em Balneário Pinhal, neste domingo (22) | Foto: Fabiano do Amaral/Correio do Povo

O quarto incêndio na área para depósito de entulhos e de reciclados em Balneário Pinhal, no Litoral Norte, teve caráter criminoso, segundo a prefeita do município. Márcia Tedesco comentou a ocorrência em entrevista à Rádio Guaíba, na manhã desta segunda-feira. O fogo atingiu ontem o terreno, que fica no fim da avenida Perimetral. O calor danificou tetos de PVC em algumas residências, forçando a retirada de 12 pessoas de suas casas. Ao menos 20 pessoas precisaram ser atendidas no posto de saúde em razão da inalação de fumaça.

A prefeita destacou que o espaço era destinado para abrigar rejeitos de obras, galhos e lixo eletrônico. “É impossível uma cidade viver sem este espaço, o que acontece é que tem algumas pessoas que, criminalmente, colocam fogo prejudicando toda a sociedade”, sustentou Márcia.

Próximos passos em Balneário Pinhal

A Prefeitura de Pinhal garantiu assistência para a população afetada pelo incêndio. Voluntários auxiliaram o município, que doou alimentos, gás, água e material de higiene aos moradores prejudicados. Márcia Tedesco acredita que, ainda nesta segunda, os proprietários de imóveis voltem para limpar suas residências.

Como a área afetada pelo fogo fica distante do centro da cidade, as atividades previstas para os feriados de Natal e Ano Novo serão mantidas. “Vai ser um Ano Novo bem diferenciado”, projetou a prefeita de Balneário Pinhal, relatando a programação de um show de fogos de artifício sem ruídos. “Isso tudo é para agradar quem vem e para alegrar também os nossos moradores, é mais um ano que se encerra, as dificuldades, que fiquem neste”, concluiu Tedesco.

Como não há bombeiros em Pinhal, foi necessária a atuação de guarnições de Cidreira e Tramandaí, mobilizados pelo comando do 9º Batalhão de Bombeiro Militar. O município abriga os distritos de Pinhal, Pinhal Sul, Túnel Verde e Magistério. A praia é uma das mais próximas de Porto Alegre e região, com acesso pela RS 040.