A movimentação rumo ao feriadão de Natal foi intensa na manhã deste sábado em Porto Alegre. Na Estação Rodoviária, que teve reforço de mais de 100 horários extras além dos 420 habituais, o gerente de operação Jorge Rosa estima a saída de cerca de 12 mil pessoas ao longo do dia. Na sexta-feira, lembrou, o embarque somou em torno de 28 mil pessoas.
“A preferência é 90% o interior. Natal é família”, revelou. De acordo com ele, as próximas segunda, terça e quarta-feira devem somar aproximadamente 25 mil passageiros deixando a cidade. “A maior surpresa nossa é para o dia 25 pois estamos esperando um movimento bem forte aqui no terminal, com número significativo de horários extras”, afirmou. “São pessoas que passarão o Natal em Porto Alegre e estarão voltando ou já estão saindo de férias”, cogitou.
Jorge Rosa calculou que entre 15 mil e 18 mil pessoas, de um total das 55 mil que compraram passagens para sair da Capital neste feriadão, devem retornar depois da celebração natalina. O gerente de operações observou que o fluxo de passageiros está bem tranquilo e distribuído nesse sábado.
Além do interior, o Litoral Norte foi o segundo destino mais procurado. A saída da Capital apresenta engarrafamento por exemplo no Túnel da Conceição e na avenida Castelo Branco. Na BR 290 (freeway), a concessionária CCR ViaSul prevê que cerca de 41 mil veículos trafeguem pela rodovia neste sábado. Na sexta-feira foram contabilizados 34 mil veículos em direção às praias.
No Porto Alegre Airport-Aeroporto Internacional Salgado Filho, o setor de check-in apresentava um bom movimento na manhã deste sábado. Enquanto aguardavam os embarques em seus voos, muitos passageiros aproveitavam para tirar fotos em frente de um enorme árvore de Natal, ao lado de uma decoração com “neve”, “urso polar” e “rena”.
Muitos carregavam pacotes de presentes junto com as malas. O casal Raul Alberto Becker, 68 anos, e Marlene Rissi Becker, 68 anos, junto com a filha e o genro, viajaria para a cidade paulista de Vinhedos. “Vamos passar o Natal com o filho. Sempre passamos essa época em Canela, mas agora vamos para São Paulo”, disse Marlene. “Natal é um momento de família. Temos de fazer o maior dos esforços para estarmos juntos”, acrescentou ela.