O presidente Jair Bolsonaro anunciou hoje, em uma live no Facebook, que o governo dos Estados Unidos não vai mais sobretaxar as exportações brasileiras de aço e alumínio. De acordo com Bolsonaro, o próprio presidente norte-americano, Donald Trump, assumiu o compromisso durante uma ligação telefônica.
“Agora há pouco, tive a grata satisfação de receber um telefonema do senhor Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, uma conversa de aproximadamente 15 minutos no espírito maior de respeito e cordialidade entre dois chefes de Estado. Entendo o que ele pretendia fazer e dei os meus argumentos para ele. Ele se convenceu dos meus argumentos e decidiu dizer a nós todos, brasileiros, que o nosso aço e alumínio não serão sobretaxados. Repito, não serão sobretaxados”, afirmou Bolsonaro.
Participaram da live, ao lado do presidente, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Filipe Martins.
No início do mês, Trump anunciou, no Twitter, que pretendia restaurar as tarifas do aço e alumínio brasileiros e argentinos, como uma reação americana à desvalorização das moedas locais desses dois países.
No fim de agosto, o governo dos Estados Unidos flexibilizou as importações dos dois produtos sentando as companhias norte-americanas de pagar 25% a mais sobre o preço original cobrado pelo Brasil, desde que provem que há ausência de matéria-prima no mercado interno.