Ao avaliar o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro à frente da presidência da República, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse ter sido ‘extremamente positivo’, uma vez que o governo cumpriu com os compromissos assumidos em campanha. “Foi o ano de arrumar a casa. Foi fundamental não esquecer a bagunça que a gente recebeu”, resumiu. Em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, ele destacou algumas iniciativas, como a Reforma da Previdência e redução da máquina pública, e prevê crescimento da economia.
Onyx minimizou ainda as informações de que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, possa ser demitido. “É uma bobagem. É um homem competente e com sólida experiência. Conhece sim a gestão da universidade e montou uma equipe muito forte”, comentou.
O ministro enalteceu o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e a credibilidade dos investidores de fora do País. Estimou ainda crescimento da economia entre 2% e 2,5% no próximo ano. “Não é um crescimento de consumo, como foi nos governos petistas, é pelo investimento. Então, é sustentável e duradouro”, comparou.
Ao falar das reformas, Onyx citou a redução em 21 mil cargos em comissão e funções gratificadas e no número de ministérios, que chegou a ter 40 e passou para 22. Destacou ainda a digitalização de serviços, que já chega a 500.