Um grupo de familiares de integrantes da Brigada Militar (BM) realizou, na manhã deste domingo, uma mobilização em frente ao portão principal do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) de Santa Maria. O ato ocorreu contra o pacote do governador Eduardo Leite que altera o plano de carreira e de previdência se civis e militares. A entrada do quartel foi bloqueado pelos familiares dos brigadianos. Faixas também foram estendidas junto ao portão. “Governador Eduardo Leite, respeite quem deu a vida pela segurança dos gaúchos”, dizia uma dos cartazes.
Manifestações contra o pacote de projetos do governador também foram registradas em Itaqui e São Gabriel. Os protestos iniciaram na sexta-feira e ações semelhantes devem ocorrer na Serra, região Norte, na Capital e Região Metropolitana. “Em razão de não termos resposta e pela demora do governo, os ânimos estão exaltados”, afirmou o presidente da presidente da Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM), Aparicio Santellano.
O grupo promete realizar uma manifestação ao longo dos dias de votação do pacote, previsto para ocorrer entre 16 e 18, a fim de pressionar os deputados estaduais a votarem contra o texto.