Estado quita na segunda-feira salários de até 2,5 mil

Grupo corresponde a 53% dos vínculos

Milhares de servidores protestam contra o pacote de Eduardo Leite em frente à Secretaria da Fazenda | Foto: Alina Souza/Correio do Povo
Foto: Alina Souza/Correio do Povo

A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul anunciou, nesta sexta-feira, que vai conseguir pagar mais uma parcela da folha de novembro do funcionalismo estadual. O depósito, no valor de R$ 1,35 mil, chega às contas dos servidores durante a segunda-feira, 16.

A melhora na arrecadação, nos últimos dias, e o ingresso de receitas do Refaz 2019 permitem o repasse antes do previsto. Com esse pagamento, o Tesouro quita a folha para quem ganha valores líquidos de até R$ 2,5 mil, o que representa 53,2% dos vínculos.

As datas dos demais pagamentos serão confirmadas até o dia 16, como anunciado anteriormente. Esse é o 48º mês, desde julho de 2015, em que a administração não consegue pagar 100% da folha em dia.

13º salário

Já o Banrisul confirmou que deve liberar entre segunda e terça-feira os primeiros empréstimos para servidores do Executivo estadual que desejem antecipar o 13º salário. A medida é destinada a quem não quer receber o benefício natalino de modo parcelado. O governador Eduardo Leite já sancionou o projeto que autoriza a divisão do pagamento durante os 12 meses de 2020.

O banco público aguarda o fechamento da folha salarial por parte da Secretaria da Fazenda. A pasta informou que o procedimento deve ser encerrado entre hoje e segunda-feira. O Piratini se compromete a pagar uma indenização pelo atraso, na taxa de 1,3% ao mês. As taxas do empréstimo no Banrisul devem seguir o mesmo valor. O modelo não se aplica, necessariamente, a servidores que sejam clientes de outras instituições.