Cobradores correspondem a 15% do valor da passagem de ônibus, calcula ATP

Projeto propõe redução gradativa de trabalhadores, com risco imediato que redução de salários em 6%

Foto: Samuel Maciel / CP Memória

A redução gradativa dos cobradores de ônibus, em Porto Alegre, pode representar, a longo prazo, uma redução de cerca de 15% no valor das passagens. A estimativa é do engenheiro de transporte da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Antônio Augusto Lovatto. A tarifa em vigência é de R$ 4,70, com a categoria representando peso estimado de R$ 0,70 no valor final do bilhete.

“O projeto de lei não trata disso, mas hoje o custo de cobrador dentro do transporte coletivo de Porto Alegre gira em torno de 15%. Ou seja, se retirassem todos os cobradores, a tarifa cairia 15%”, disse.

Lovatto defendeu que não vai haver desemprego e que a ideia é reduzir a quantidade de horas trabalhadas pelos cobradores, em domingos, feriados, dias de passe livre e em dias úteis entre 22h e 4h. Ele reconheceu, no entanto, que em função disso os salários serão reduzidos em cerca de 6%.

Segundo o engenheiro, hoje o salário de um cobrador é de cerca de R$ 1,7 mil. “O projeto diz que não haverá reposição. Existe um turnover (rotatividade de pessoal) em cerca de 13% ao ano. Ou seja, os cobradores vão saindo e não vai haver reposição. Daqui cerca de oito anos, a tarifa vai ter reduzido”, explicou.

Para a ATP, a mudança é importante para a sobrevivência do transporte público. “Não podemos ter um serviço que a cada ano encarece, mais do que a inflação. Em compensação, outros serviços concorrenciais são completamente desonerados, sem nenhuma obrigação técnica e fiscalizatória e conseguem operar com custos infinitamente menores”, disse.

Projeto pode não ser votado em 2019

A análise do texto que propõe a redução gradual dos cobradores havia sido, inicialmente, marcada para a quarta-feira passada. Sem o número suficiente de votos para aprovar, os aliados da Prefeitura articularam para adiar a votação. A projeção da base é de que a lei possa ser analisada só em 2020.

Detalhes do projeto

Conforme a Prefeitura, a intenção do projeto é rever de forma escalonada a atuação de cobradores. A redução de efetivo deve se dar primeiro nas linhas cuja viagem tenha se iniciado entre 22h e 4h; além dos domingos, feriados e dias de passe livre. O Executivo garante que nenhum cobrador vai ser demitido e que vai oferecer qualificação profissional gratuita aos interessados que queiram aprender outras funções, preservando os empregos.