PF mira organização criminosa responsável por tráfico internacional de drogas no Vale do Sinos

O grupo também realiza lavagem de dinheiro e fraude processual

tráfico internacional de drogas
Foto: PF./Divulgação.

A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta quinta-feira, a Operação Médio do Sinos. O objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. O grupo atua no Vale do Sinos e também realiza lavagem de dinheiro e fraude processual.

Os policiais cumprem três mandados de prisão e quatro de busca e apreensão em Novo Hamburgo, Santa Vitória do Palmar e Jaguarão. Também há bloqueio de bens e valores de pessoas e empresas ligadas aos criminosos.

As investigações começaram em abril deste ano, quando houve uma apreensão de 21kg de cocaína em Jaguarão. A droga iria para o Uruguai. Durante o inquérito, foram interceptados outros carregamentos de entorpecentes enviados para o país vizinho. Além disso, a PF aponta que houve o uso de empresas de fachada em Novo Hamburgo e Jaguarão. Elas serviam de apoio para o tráfico de drogas e para a possível lavagem do dinheiro.

A ofensiva foi concluída com três presos. Dois foram detidos em Santa Vitória do Palmar e um em Novo Hamburgo.

A operação foi denominada “Médio do Sinos” porque o núcleo da organização criminosa tem como base a região do “Médio Vale do Rio do Sinos”. O bando coordenava de lá as ações ilícitas e o tráfico internacional de drogas.