Evo Morales desembarca na Argentina e formaliza pedido de refúgio

Ex-presidente viajou na condição de asilado político, mas espera aprovação do status de refugiado pelo Ministério do Interior

Foto: Governo da Argentina / Reprodução

O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Felipe Solá, confirmou nesta quinta-feira que o ex-presidente boliviano Evo Morales chegou pela manhã ao país e que ele vai permanecer no país como um refugiado.

Conforme o oficial do governo platino, a viagem do ex-líder cocaleiro se deu por meio de uma operação secreta. Evo, que fugiu para o México em 11 de novembro, depois de renunciar ao cargo em decorrência de um ultimado da Forças Armadas, desembarcando acompanhado do ex-vice Álvaro García Linera.

Pelo Twitter, Evo deixou uma mensagem de agradecimento ao presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, afirmando que salvou a vida dele.

De acordo com o jornal argentino Clarín, os bolivianos aceitaram um convite do presidente Alberto Fernández para morar no país. A diferença entre asilo e refúgio é que o segundo é regulamentado.

No mês passado, antes do peronista assumir o cargo, os dois filhos de Evo chegaram à Argentina e se estabeleceram em dois departamentos da capital. Ao periódico, o ministro das Relações Exteriores esclareceu que o regulamento exige uma série de diretrizes. “Queremos de Evo Morales o compromisso de não fazer declarações políticas na Argentina”, assegurou.