Protocolo de intenções para criação do Trem regional da Serra Gaúcha é assinado em Canela

Projeto, com cerca de 350 km de extensão, é destinado ao transporte de cargas e passageiros ligando 14 cidades

Prefeitos e secretários assinaram protocolo. Foto: Lúcio Haeser/Especial

Prefeitos assinaram, nessa terça-feira, em Canela, um protocolo de intenções para a construção do trem regional da Serra Gaúcha. O projeto, com cerca de 350 km de extensão, é destinado ao transporte de cargas e passageiros, e deve ser executado com captação de recursos da iniciativa privada.

Claiton Gonçalves, prefeito de Farroupilha e presidente do Comitê do Trem da Serra Gaúcha, detalha que “o estudo da possibilidade de uma linha férrea para transporte de passageiros vem sendo avaliado desde 2013”, para facilitar a mobilidade da região. Com a chegada da crise, a ideia foi posta de lado, mas agora há, segundo ele, novo interesse de investidores estrangeiros em investir na infraestrutura brasileira.

Gonçalves ressalta que o documento assinado hoje é o começo de uma parceria entre 14 municípios para, depois, dar espaço para um consórcio que possa viabilizar a criação de projetos de viabilidade técnica. Na sequência, deve ser feita a captação de recursos para a construção, na prática, do trem.

Quatro prefeitos já assinaram o protocolo – os de Canela, Nova Petrópolis, Vacaria e Farroupilha. As assinaturas dos demais prefeitos da Serra ainda vai ser colhida.

Veja por onde pode passar a linha férrea, já com o trajeto estimado:

Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará, Jaquirana, São José dos Ausentes, Bom Jesus e Vacaria.

Com informações do repórter Lúcio Haeser, da Rádio Hortênsias, de Canela