Novo contrato de limpeza urbana conta com monitoramento por GPS e une frentes de trabalho na Capital

Novo contrato de limpeza urbana irá unificar várias frentes de trabalho, aumentando o número de serviços, incluindo a varrição mecanizada

limpeza urbana
Varrição mecanizada será incluída nos serviços de limpeza urbana de Porto Alegre | Foto: Jéssica Moraes / Rádio Guaíba

Com um investimento de quase R$ 48 milhões por ano, o novo contrato de limpeza urbana de Porto Alegre irá unificar várias frentes de trabalho, aumentando o número de serviços, incluindo a varrição mecanizada. Além disso, será feito o monitoramento do trabalho via GPS por líderes designados para comandar o saneamento das ruas. O acordo foi apresentado nesta quarta-feira na Praça da Alfândega, no Centro da Capital.

Sobre os custos, o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, salientou que “esse contrato, como tem um aumento do quantitativo, maquinário e tecnologia, é um valor mais robusto. Ele só foi possível graças às reformas administrativas feitas pela gestão do prefeito Nelson Marchezan Júnior. Com isso, hoje, conseguimos investir quase R$ 48 milhões em limpeza urbana em um período de 12 meses”.

Segundo a prefeitura, os líderes das equipes de varrição usarão bicicletas e celulares para monitorar os garis e percorrer a quilometragem exigida. Os dados do trabalho serão repassados ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) em tempo real.

Em sua explanação, Rosário destacou que o pagamento dos funcionários será feito por produtividade e quilometragem. O pregão foi vencido pela Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre (Cootravipa). O contrato é prorrogável por mais 60 meses.

A varrição manual será de 480 mil quilômetros por ano. Compreende a cidade inteira, alterando as frequências. A varrição mecanizada é de 1 mil quilômetros por mês para grandes avenidas.

Estima-se que o número previsto de pessoal totalize cerca de 1.100 pessoas, sendo mais de 600 garis escalados para a varrição, 128 operários para serviços diversos e 112 auxiliares para os sanitários públicos. Dentre os veículos e equipamentos a serem utilizados, destaca-se a aquisição de 34 bicicletas para monitorar o trabalho e a aquisição de duas varredeiras mecanizadas.