Em meio a gritos de ‘retira’, a presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer, recebeu no início da tarde de hoje a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa. Ela não poupou críticas aos projetos apresentados pelo governo estadual que promovem alterações nas carreiras e na previdência do funcionalismo. “São medidas que acabam com a categoria e que buscam, ao fim, privatizar a educação”, afirmou.
A categoria dos professores está em greve, como um movimento de rejeição ao pacote, que passa a trancar a pauta de votações na Assembleia, em uma semana. Helenir afirmou que até lá a mobilização vai continuar. Hoje, a greve completou 23 dias.
No discurso, a professora disse que a distinção não era apenas para ela, mas sim para os 80 mil associados do sindicato. “Seremos uma pedra no sapato de todos os governadores que prejudiquem a educação”, ressaltou, após receber a medalha, na presença de deputados e integrantes da categoria.
A proposta da medalha partiu do deputado estadual Zé Nunes (PT). “Fizemos questão de destacar a trajetória de uma professora, e questionar qual a importância da educação para o atual governo, e colocar no centro desta discussão, o acesso à educação pública e de qualidade como direito, o que não acontece sem professores qualificados, bem remunerados e com carreira sólida”, defendeu.