Erupção de vulcão na Nova Zelândia deixa pelo menos 5 mortos

Grupo de turistas foi visto entrando na cratera na Ilha Branca momentos antes da erupção; polícia diz que grupo de 50 pessoas estava na ilha.

Vulcão entrou em erupção na tarde de segunda-feira (9), no fuso horário da Nova Zelândia | Foto: Divulgação/New Zealand Police
Foto: Divulgação/NZ Police

Um vulcão na Ilha Branca, na Nova Zelândia, entrou em erupção na manhã desta segunda-feira. Pelo menos cinco pessoas morreram e dezenas ficaram feridas, segundo a polícia. Um grupo de turistas foi visto entrando a cratera do vulcão ativo minutos antes da erupção. As informações são do portal R7.

Vinte e três pessoas foram resgatadas, mas as autoridades ainda não têm informações sobre quantas pessoas ainda estão na região afetada e policiais não conseguem entrar na área pelo risco de novas erupções. A Ilha Branca é privada, mas turistas e visitantes podem entrar para passeios pela área.

Segundo estimativa da polícia, menos de 50 pessoas estavam na ilha quando o vulcão entrou em atividade, por volta das 14h11 em horário local (2h11 no horário de Brasília). As autoridades acreditam que tanto neozelandeses quanto turistas de outros países estão presos na ilha.

“Eu sei que vai ter muita preocupação e ansiedade daqueles que os entes queridos estavam na ilha no momento, mas eu posso assegurar que a polícia está fazendo tudo o que eles podem”, disse a primeira-ministra Jacinda Arden. De acordo com as autoridades locais, um avião militar vai participar das operações de resgates e militares já estão prontos para ajudar.