Um vulcão na Ilha Branca, na Nova Zelândia, entrou em erupção na manhã desta segunda-feira. Pelo menos cinco pessoas morreram e dezenas ficaram feridas, segundo a polícia. Um grupo de turistas foi visto entrando a cratera do vulcão ativo minutos antes da erupção. As informações são do portal R7.
Vinte e três pessoas foram resgatadas, mas as autoridades ainda não têm informações sobre quantas pessoas ainda estão na região afetada e policiais não conseguem entrar na área pelo risco de novas erupções. A Ilha Branca é privada, mas turistas e visitantes podem entrar para passeios pela área.
Police can confirm five people are now confirmed to have died in the White Island volcanic eruption.
Our sincere condolences are with their family and friends.
A number of people have been injured and taken to hospital.
MORE HERE: https://t.co/cwNnNFcNa3 pic.twitter.com/FyVekb8sG5
— New Zealand Police (@nzpolice) December 9, 2019
Segundo estimativa da polícia, menos de 50 pessoas estavam na ilha quando o vulcão entrou em atividade, por volta das 14h11 em horário local (2h11 no horário de Brasília). As autoridades acreditam que tanto neozelandeses quanto turistas de outros países estão presos na ilha.
“Eu sei que vai ter muita preocupação e ansiedade daqueles que os entes queridos estavam na ilha no momento, mas eu posso assegurar que a polícia está fazendo tudo o que eles podem”, disse a primeira-ministra Jacinda Arden. De acordo com as autoridades locais, um avião militar vai participar das operações de resgates e militares já estão prontos para ajudar.