BM reforça policiamento em áreas de comércio e turismo no fim do ano

Iniciativa ocorre anualmente quando se aproxima o período de festas e a movimentação no comércio e pontos turísticos aumenta

BM comércio
Foto: Jéssica Moraes./ Rádio Guaíba

A Brigada Militar (BM) lançou, na manhã desta segunda-feira, a Operação Avante Papai Noel 2019, em Porto Alegre. A iniciativa ocorre anualmente quando se aproxima o período de festas e a movimentação no comércio e pontos turísticos aumenta.

Os policiais ficarão em pontos estratégicos, em horários específicos e vão buscar coibir crimes como furtos e roubos a pedestres, além de estabelecimentos comerciais. O policiamento será reforçado na região do Centro Histórico, Assis Brasil, Azenha e shoppings centers.

“A gente sabe que no período natalino as pessoas saem às compras e a Brigada Militar, dentro do contexto de proteção à comunidade, clientes e lojistas, vai fazer uma aproximação do policiamento. Isso vai acontecer nos locais com mais aglomeração de pessoas fazendo compras. A BM, dentro dos seus meios, vai agregar maior segurança nessas áreas”, destaca o tenente-coronel Rogério Stumpf Pereira Júnior, responsável pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC).

Muitos municípios do Estado já começaram o patrulhamento reforçado. Neste ano, a mobilização ocorre de forma descentralizada. Cada um dos 16 comandos regionais da BM escolheu a própria data de lançamento.

Parceria com o município

A Guarda Municipal de Porto Alegre também auxilia na Operação Papai Noel. Haverá troca de informações com os policiais militares e ampliação da fiscalização no comércio ambulante durante o período. As equipes de vigilância estarão diariamente no Centro Histórico, sobretudo nas regiões onde há maior concentração de ambulantes irregulares. Outro foco de atuação das forças de segurança e fiscalização será a Operação Sossego, que visa coibir a ação de bares e casas noturnas que perturbam a vizinhança funcionando fora do horário regulamentar.

Conforme o secretário municipal de Segurança, Rafão Oliveira, “a Prefeitura se agrega nessa operação muito tradicional para garantir a segurança do cidadão. A Guarda Municipal vai se integrar fazendo a segurança dos órgãos de fiscalização para que o comércio e as pessoas possam ter um final de ano mais feliz e com segurança”.

A ação termina em 31 de dezembro. Depois, parte do efetivo da BM irá se deslocar para o litoral, onde 30% da população aproveita o veraneio. A operação Golfinho 2019-2020 começa, oficialmente, no dia 21 de dezembro.