Serra: ERS-122 deve ser liberada na terça, embora com fluxo controlado

Nessa quarta-feira, explosão controlada derrubou um paredão de rochas que corria risco de cair sobre o trecho entre Farroupilha e São Vendelino

Foto: Reprodução

Bloqueado desde 4 de novembro, o trânsito pelo km 43 da ERS-122, entre São Vendelino e Farroupilha, na Serra, deve ser liberado na próxima terça-feira, dia 10. O tráfego volta a fluir em duas pistas, em sentidos opostos, embora com velocidade controlada e reforço na sinalização.

Nessa quarta-feira, uma explosão controlada derrubou um paredão de rochas que corria risco de cair sobre o trecho bloqueado. De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a detonação ocorreu por volta das 14h e necessitou de cerca de duas toneladas de explosivos, instalados nos 60 furos que as equipes de obras tiveram de abrir entre as rochas junto à encosta.

“Ainda hoje demos início à remoção das mais de 10 mil toneladas de destroços que caíram sobre a pista, no intuito de liberarmos o trânsito o quanto antes”, afirmou o secretário Juvir Costella. “Pensamos, acima de tudo, na segurança de quem utiliza a ERS-122. Por isso, após completarmos a limpeza, daremos início à contratação de uma empresa que nos aponte uma solução definitiva para conter quedas de barreira na rodovia.”

Desde o desmoronamento de parte da encosta, ocorrido em 4 de novembro, quem precisa viajar entre Farroupilha e a região Metropolitana de Porto Alegre deve adotar como desvio as rodovias RSC-470, ERS-446 e RSC-453, passando por Carlos Barbosa e Garibaldi.