Condenado a quase 23 anos de prisão homem que simulou assalto para matar esposa em Canoas

Comparsa também recebeu pena de cinco anos de reclusão, mas já pode passar para o semiaberto

O Tribunal do Júri da Comarca de Canoas, na região Metropolitana, considerou André Ellwanger Friedrich culpado, na noite dessa quarta-feira, pelo assassinato da esposa, Andressa, ocorrido em setembro de 2016, em uma simulação de assalto em frente à residência do casal.

A sessão de julgamento, que durou dois dias, se encerrou no início da noite, no Foro local. Funcionário e comparsa de André, Anderson José dos Santos também se tornou alvo de condenação.

Os sete jurados apontaram André como responsável pelo homicídio qualificado (meio que dificultou a defesa da vítima e feminicídio), e Anderson, pelo crime de homicídio simples.

Com o veredito, a juíza Betina Mostardeiro Mühle de Constantino estabeleceu a pena de André em 22 anos e nove meses de reclusão em regime inicial fechado. O fato de o assassinato ter sido cometido na presença da filha do casal elevou a pena. Anderson recebeu cinco anos de reclusão (o regime inicial é aberto em função do desconto pelos dias cumpridos em prisão preventiva).