A sete meses do fim do prazo, só 20% dos táxis da cidade mudaram cor para branco

Vermelho ibérico, tradicional desde 1973, segue mantido, mas apenas para uma categoria executiva

Foto: Alina Souza/CP

Porto Alegre conta hoje com 667 táxis na cor branca circulando pela cidade. O número representa 20% da frota, que é formada por 3.817 veículos, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Os taxistas dispõem de mais sete meses de prazo, até 2020 de junho, para modificar a cor dos veículos, conforme consta na lei 12.420, sancionada em junho de 2018.

Os novos carros que ingressarem na frota de táxis da Capital já devem ser na cor branca, com faixa vermelha na lateral. O vermelho ibérico, tradicional desde 1973, segue mantido, mas apenas para uma categoria executiva de táxis da cidade – de até três anos de vida útil, quatro portas, ar-condicionado e modelo sedã médio, grande ou utilitário esportivo (SUV).

A mudança das cores dos automóveis havia sido solicitada pela própria categoria que hoje é composta por 6.305 motoristas registrados na EPTC. Hoje, os táxis se dividem em categorias Comum, de cor branca e faixa vermelha, Especial (Porto Alegre Airport – Aeroporto Internacional Salgado Filho), de cor branca e faixa azul, e categoria Executiva, de cor vermelho-ibérico com faixa azul.

Em outubro do ano passado, o primeiro táxi branco começou a circular pelas ruas de Porto Alegre. O carro de prefixo 3211, lotado no ponto fixo do Barra Shopping Sul, na zona Sul da cidade, era do motorista Osmar Fagundes. Ele adquiriu um Chevrolet Cobalt 2018, modelo 2019.