Servidores estaduais só devem conseguir contrair empréstimo do 13° às vésperas do Natal

Folha referente ao benefício de cada servidor, discriminando o valor líquido do salário a receber, só vai ser rodada perto do dia 13

fisco dinheiro
Foto: EBC

Além de amargar o atraso de salários, os servidores do funcionalismo estadual também terão de esperar até 20 de dezembro para pedir os empréstimos bancários referentes ao 13° salário de 2019. Sem recursos em caixa, o Executivo encaminhou projeto de lei que permite, pelo quinto ano seguido, que a gratificação natalina seja paga com juros e de forma parcelada, ao longo de 2020.

A folha referente ao benefício de cada servidor, discriminando o valor líquido do salário a receber, só vai ser rodada perto do dia 13 de dezembro. Depois disso, os servidores terão de aguardar a autorização bancária. Assim com em anos anteriores, o Banrisul é responsável pelos maiores repasses. Em função do impasse, a previsão é de que os empréstimos só caiam nas contas dos servidores às vésperas do Natal.

No fim de novembro, a Assembleia aprovou o projeto que prevê que o valor do benefício seja atualizado monetariamente, desde 20 de dezembro de 2019 – data de previsão do pagamento, até a data do repasse efetivo de cada parcela. O governo vai indenizar os servidores em 1,3% ao mês, com estimativa de impacto de R$ 132,7 milhões durante o ano de 2020.