Encontro da cúpula do Mercosul inicia hoje em Bento Gonçalves

Ápice da programação será nesta quinta, quando presidentes e representantes dos países do bloco participarão de uma reunião

bolsonaro mercosul
Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

Começa nesta quarta-feira o encontro da cúpula do Mercosul, no Spa do Vinho, em Bento Gonçalves. A agenda começa com a reunião entre os chanceleres de países do bloco e a reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC). O ápice da programação será nesta quinta com o encontro entre os presidentes e representantes dos países do bloco. A chegada do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, está prevista para ocorrer no meio da manhã. Em seguida, ocorrerá a reunião bilateral entre Bolsonaro e o chefe de Estado do Paraguai, Mario Abdo Benítez.

O encontro da Cúpula dos chefes de estado do Mercosul e estados associados está marcada para as 11h. Esse encontro será o último com Maurício Macri na presidência da Argentina. Pelo Uruguai estará presente a vice-presidente Lucía Topolansky, representando Tabaré Vázquez, ausente devido a problemas de saúde. São esperadas, ainda, a chanceler da Bolívia, Karen Longaric, e o do Chile, Teodoro Ribera. Às 12h30min acontecerá a cerimônia de assinatura de atos, com o registro oficial dos chefes de delegação logo em seguida.

Na programação, está prevista uma cerimônia de plantio das vinhas do Mercosul, em área dentro do Spa do Vinho. Após, haverá um almoço entre as autoridades. Encerrando o roteiro, às 14h45min, o presidente brasileiro deverá fazer um anúncio de investimentos na área da saúde no Rio Grande do Sul.