Cúpula do Mercosul: Brasil critica “socialismo” e defende abertura econômica

Países do bloco assinaram acordos de cooperação policial e de circulação nas áreas de fronteira; não houve avanço na redução da tarifa comum externa.

Ernesto Araújo abriu reunião com ministros das Relações Exteriores do Mercosul | Foto: Guilherme Almeida/Especial/Correio do Povo

Em um discurso de forte defesa de abertura econômica do Mercosul, o ministro das Relações Exteriores asseverou que o bloco “deixou de ser um freio, para se tornar um acelerador”. Ernesto Araújo falou em reunião do Conselho de Mercado Comum do bloco durante a Cúpula do Vale dos Vinhedos, realizada em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha. O ministro apresentou acordos entre os países que compõem o grupo, como a flexibilização de políticas de fronteira.

Um deles firma a cooperação de forças policiais nas cidades limítrofes, enquanto outro visa facilitar o acesso das populações dessas regiões a serviços de saúde e educação. A circulação de pessoas e veículos entre os países e um plano de combate à corrupção no mercado externo também tiveram avanços na reunião do CMC.

O chefe do Itamaraty, no entanto, lamentou a não conclusão de uma parceria para a redução das tarifas externas comuns entre os Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. Ernesto Araújo avaliou que, em alguns temas, a situação ficou aquém do esperado. “Um Mercosul fechado, mal posicionado em termo de valores, que não produz resultados a nossas sociedades (…), esse Mercosul não é o que desejamos”, sustentou.

Críticas à esquerda

Araújo também criticou ações que chamou de ideológicas no Mercosul. O chanceler citou como exemplo políticas adotadas pelo Brasil em momentos anteriores e pelo governo da Venezuela. O ministro usou figuras de linguagem para retratar o cenário político do continente. Araújo disse que o Mercosul é um trem que o socialismo tenta parar e que o bloco precisa sair da caverna. “O Brasil está pronto para trabalhar com todos os sócios por um Mercosul à luz do sol e não ao fundo da caverna”, pontuou.

O chanceler afirmou que o Brasil é um país defensor das liberdades e da democracia e que, nas relações internacionais, não age por ideologia. No fim da manifestação, Araújo saudou os colegas de Argentina e Uruguai, ambos participando da Cúpula do Mercosul pela última vez. O atual governo argentino, de centro-direita, liderado por Maurício Macri, encerra no dia 10 de dezembro. Já no Uruguai, a coalizão de centro-esquerda Frente Ampla deixa o poder em março de 2020.

Cúpula do Mercosul

A Cúpula do Vale dos Vinhedos reúne autoridades, assessores, técnicos e ministros das áreas econômicas e diplomáticas de Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai. Além dos membros do Mercosul, o evento, em Bento Gonçalves, conta com a presença de representantes das nações associadas, como Bolívia e Chile.

Na quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro desembarca em Porto Alegre, de onde parte para a cidade serrana. A chegada do chefe de Estado está marcada para as 9h50min. Depois de uma reunião com o presidente paraguaio, Mario Abdo Benitez, Bolsonaro recebe outros representantes e participa de um almoço com as lideranças do bloco. No início da tarde, o presidente deve conversar com a imprensa.