Comissão da Câmara convoca Weintraub a explicar “maconha nas universidades”

Ministro é obrigado a comparecer

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / CP Memória

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub. No total, o colegiado aprovou cinco requerimentos de convocação de deputados do PT, PSol, PSB e Podemos para que o ministro preste esclarecimentos aos parlamentares sobre declarações que concedeu. A previsão é de que o ministro seja ouvido pelo colegiado às 10h da próxima quarta-feira, 11 de dezembro.

Ao contrário dos pedidos de convite, o requerimento de convocação por uma comissão do Congresso torna obrigatório o comparecimento da pessoa requerida. Entre os assuntos que ensejaram os requerimentos de convocação, as declarações dadas pelo ministro ao Jornal da Cidade Online, em 21 de novembro. Na ocasião, o ministro disse que existiam “extensas plantações de maconha” em universidades federais, além de “laboratórios de desenvolvimento de droga sintética”. Outro requerimento pede explicações do ministro sobre ações como a divulgação do telefone da deputada Tábata Amaral (PDT-SP) e críticas a professores.

Caso o ministro não compareça e não apresente alguma justificativa para a ausência, ele pode responder por crime de responsabilidade.