AgroCenário 2020 discute as perspectivas para economia, política e produção sustentável

Foto: Lucas Rivas

Traçar um panorama para o próximo ano nos cenários político, econômico e tecnológico é o principal objetivo do AgroCenário 2020, evento promovido pela Corteva Agriscience e pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), em Brasília, nesta quarta-feira. Com o tema “Cultivando o Progresso da Agricultura Brasileira”, o encontro já está em sua segunda edição e, este ano, promete ser ainda maior e mais impactante.

O AgroCenário 2020 reúne autoridades, líderes do setor, membros do Governo Federal, além de representantes de entidades do setor produtivo, empresários, pesquisadores e estudantes. A Reforma Tributária, Lei Kandir, Logística e Sustentabilidade são alguns assuntos a serem explorados ao longo de toda a programação.

Já estão confirmadas as presenças da ministra da agricultura, Tereza Cristina, do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Alceu Moreira, da secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos, do consultor em ciência política, Fernando Schuler, do sócio consultor da MB Agro Consultoria, Alexandre Mendonça de Barros, do presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira, e do presidente da Corteva Agriscience, Roberto Hun.

O painel político pretende resgatar os fatos mais relevantes de 2019, colocando-os em uma perspectiva de impacto direto e indireto sobre o agronegócio brasileiro, no curto, médio e longo prazos. Destacam-se: a tentativa do Governo de estabelecer uma nova forma de relacionamento com o Poder Legislativo; a conclusão de uma etapa importante da reforma da previdência, equiparando, em certa medida, o funcionalismo público ao setor privado; o amplo debate sobre forma e valores do crédito rural, e a assinatura do acordo Mercosul/UE após duas décadas de negociação.

Com moderação do jornalista Alexandre Garcia, a mesa será composta pela ex-Senadora e Secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Estado do Rio Grande do Sul, Ana Amélia, o Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Alceu Moreira e o Doutor em Filosofia, Mestre em Ciência Política e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Fernando Schuler.

Inovação e Sustentabilidade serão os temas do segundo painel, que pretende aprofundar a discussão sobre as contribuições reais do avanço tecnológico no campo (novos defensivos agrícolas, biotecnologia, Crispr Cas, digitalização, etc), não somente para o ganho de produtividade e eficiência de manejo, mas para a preservação do meio ambiente e promoção do bem-estar do consumidor, garantindo sustentabilidade na agricultura brasileira. Esse debate passa por alguns temas centrais como a recuperação de pastagens degradadas, o desenvolvimento de defensivos agrícolas mais modernos, a edição gênica, o aumento da demanda global por alimentos, barreiras técnicas ao comércio internacional, entre outros.

A mediação do debate será feita pelo jornalista William Waack, que contará com as participações do ex-Ministro de Ciência e Tecnologia e Ex-Presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, o Presidente da Embrapa, Celso Moretti, e o Diretor de Marketing da Corteva, Douglas Ribeiro.

No âmbito econômico, o terceiro painel pretende avaliar as perspectivas futuras da economia brasileira, observando as transformações promovidas e pretendidas pelo Governo e a influência do cenário internacional no ambiente interno. Com base nesta análise, também se espera uma avaliação das consequências do quadro econômico sobre o produtor e o agronegócio brasileiro. O debate se estabelecerá em torno das propostas para a reforma tributária, da importância da Lei Kandir e do Convênio 100, da guerra comercial envolvendo China e EUA, da volatilidade do câmbio e seus impactos sobre o preço de insumos e commodities agrícolas, entre outros assuntos.

Também com moderação de William Waack, o painel contará com as presenças do Professor de Economia Agrícola da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Dom Cabral, Alexandre Mendonça de Barros, do Deputado Federal e Relator da Reforma Tributária na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, João Roma e do Presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira.

Sobre a Aprosoja Brasil

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) é a maior entidade representativa dos sojicultores na América Latina. Fundada em março de 1990, a entidade tem associados em 16 estados do país e representa praticamente 100% da área plantada no Brasil. Para mais informações, acesse www.aprosojabrasil.com.br

Sobre a Corteva Agriscience

A Corteva Agriscience é uma empresa de capital aberto que oferece aos agricultores de todo o mundo o mais completo portfólio de insumos do setor, como sementes, proteção de cultivos e soluções digitais para maximizar a produtividade e a rentabilidade dos produtores. A empresa é detentora de algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura (Pioneer®, Granular®, Brevant™ Sementes e premiados produtos de Proteção de Cultivos), trabalhando ativamente no desenvolvimento e lançamento de produtos por meio de seu robusto pipeline de química ativa e tecnologias. A empresa está empenhada em trabalhar com toda a cadeia para cumprir o seu propósito de enriquecer a vida daqueles que produzem e consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações. A Corteva Agriscience tornou-se uma empresa independente em 1º de junho de 2019. Antes dessa data, era Divisão Agrícola da holding DowDuPont. Mais informações disponíveis em www.corteva.com.