Secretaria da Agricultura adia para amanhã decisão sobre herbicida 2,4-D em lavouras gaúchas

Encontro com participantes de grupo de trabalho ocorre ainda pela manhã

Foto: Divulgação

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural responde, nesta terça-feira, ao Ministério Público Estadual se vai ou não suspender as aplicações do herbicida 2,4-D utilizado nas lavouras do Rio Grande do Sul. A expectativa era de publicação, ainda hoje, de uma portaria ou instrução normativa decretando a proibição temporária.

Para agenda de amanhã, a Secretaria da Agricultura convocou os participantes do Grupo de Trabalho do 2,4-D para apresentar os resultados das análises e tomar uma decisão sobre o tema. O encontro foi marcado para as 10h no prédio da Secretária, localizado no bairro Menino Deus, na Capital.

O 2.4-D, utilizado nas lavouras de soja, vêm causando prejuízos em produções de frutas como uvas, azeitonas e maçãs, especialmente nas regiões da Campanha, fronteira Oeste, Central e Campos de Cima da Serra. Na semana passada, o Ministério Público recomendou que o governo determine a suspensão da aplicação do químico enquanto durar a greve dos fiscais agropecuários, iniciada na terça passada.

A orientação decorre de resultados apresentados durante a semana, pela própria Pasta da Agricultura, indicando a presença do agrotóxico em 100% das 76 amostras coletadas em 52 propriedades rurais do Estado.

O GT foi criado a partir de pedido encaminhado pelo secretário Covatti Filho ao governador Eduardo Leite. O grupo é composto por representantes de diferentes secretarias: da Agricultura, por intermédio da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (Disa) e Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov); do Meio Ambiente e Infraestrutura; e da Saúde. Também foram convidados a participar os ministérios Públicos Estadual e Federal, Ministério da Agricultura, Embrapa, Emater/RS-Ascar, Farsul, Fetag/RS e Famurs.