Prefeitura prevê iniciar obras de infraestrutura da rua Pedro José Boéssio em até 30 dias

Durante ato, prefeito Marchezan preferiu não estimar prazo para conclusão dos trabalhos

Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

A prefeitura de Porto Alegre assinou na manhã desta sexta-feira a ordem de início das obras de infraestrutura e pavimentação da rua José Pedro Boéssio, no bairro Humaitá, na zona Norte da Capital. As melhorias ocorrerão no trecho que vai do final da interseção da avenida Palmira Gobbi até a avenida Ernesto Neugebauer em uma extensão de 846 metros. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, os trabalhos terão início em até um mês.

A rua José Pedro Boéssio receberá a instalação de drenagem pluvial em galerias de concreto nos dois lados da via, pavimentação em blocos de concreto, passeios públicos em concreto, além da implantação de uma ciclovia e nova sinalização viária. A Pedraccon será a empresa responsável pela realização da obra que tem investimento de R$ 10 milhões.

Durante discurso, o prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Jr preferiu não estimar prazo para a conclusão dos trabalhos. Entretanto, o secretário Gazen acredita que a obra possa ser concluída em um ano se não houver nenhuma interferência no contrato e condições climáticas desfavoráveis.

Segundo o diretor de Operações da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), Paulo Ramires, os bloqueios de trânsito serão executados principalmente no período em que a Arena do Grêmio não registrar jogos ou eventos. Quando isso ocorrer, será criado alternativas para o público trafegar nessa região que dá acesso ao estádio. “Vamos executar esses bloqueios mais fortes nesse período que reduz o número de eventos na Arena e depois nós vamos manuseando conforme o andamento da obra. Evidentemente que em dia de jogos e eventos nós iremos, juntamente com a empresa, reduzir os impactos e minimizar os trabalhos na pista para reduzir os impactos no deslocamento”, afirma.

A obra é considerada de extrema importância para a revitalização da estrutura viária do bairro e por estar situada nas proximidades da Arena do Grêmio. A obra da avenida Ernesto Neugebauer, também no bairro Humaitá, está segundo a prefeitura com 76% dos trabalhos concluídos. No mês de outubro deste ano, o executivo sancionou lei que autorizou remanejo dos recursos de empréstimos obtidos pela prefeitura para a execução dos projetos de mobilidade urbana associados à Copa do Mundo Fifa de 2014. A proposta inclui as obras de melhorias da avenida Ernesto Neugebauer, na zona Norte da cidade.