Martínez reconhece derrota para Lacalle Pou nas eleições do Uruguai

Lacalle Pou venceu as eleições no Uruguai. Foto: Fotos Públicas

O candidato de situação à presidência do Uruguai, Daniel Martínez, da Frente Ampla, reconheceu a derrota em uma mensagem pelas redes sociais, nesta quinta-feira. “A evolução do escrutínio dos votos observados não altera a tendência, portanto cumprimentamos o presidente eleito Luis Lacalle Pou”, escreveu no Twitter. Martinez disse que se reúne com Lacalle nesta sexta. “Continuaremos a defender a democracia com mais força do que nunca”, completou.

Lacalle Pou, do Partido Nacional, agradeceu no Twitter todos os funcionários do Tribunal Eleitoral e os delegados do partido que trabalharam nas urnas finais esta semana. Dessa forma, a coalizão oposicionista interrompe três ciclos consecutivos de governos da Frente Ampla e coloca pela primeira vez uma mulher como vice-presidente eleita do país, Beatriz Argimón.

A atual vice da República, Lucía Topolansky, assumiu o cargo em 2017 após a renúncia de Raúl Fernando Sendic.

Saiba mais

O candidato de centro-direita Luis Lacalle Pou obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais do Uruguai, realizado no último domingo. Ele venceu em uma disputa muito acirrada contra Daniel Martínez, candidato da coalizão de esquerda. A posse ocorre em 1º de março de 2020.

A alternância de poder com a vitória por um resultado tão apertado, definido voto a voto, mostra que o Uruguai está dividido. Quase metade dos uruguaios preferia a continuação do governo de esquerda exercido pela Frente Ampla, partido de Martínez, no poder há 15 anos.

Lacalle Pou, de 46 anos, é formado em Direito, mas nunca advogou. Desde os 24 anos se dedica à política, e já foi deputado e senador.

Opositor ferrenho do atual governo, ele vem de uma família de políticos: é filho do ex-presidente do Uruguai Luis Alberto Lacalle, que governou de 1990 a 1995 e da ex-senadora Julia Pou. É bisneto de Luis Alberto de Herrera, um dos políticos mais influentes da história do Partido Nacional.

Lacalleu Pou concorreu à presidência nas últimas eleições, em 2014, quando perdeu, em segundo turno, para Tabaré Vázquez, da Frente Ampla.