No dia em que a greve do Magistério completou uma semana, cresceu a divergência entre os números divulgados pelo Cpers Sindicato e a Secretaria Estadual da Educação relativos às escolas afetadas na rede estadual de ensino. Enquanto o sindicato dos professores cita 1.521 instituições de ensino impactadas pela paralisação dos professores, a Pasta da Educação calcula reflexos da greve em 1.026.
Conforme o Cpers, há 766 escolas totalmente paralisadas e outras 755 afetadas por adesão parcial. Entre as parciais, há diversas instituições operando com apenas 5% dos quadro. Os números – computados por núcleo do Cpers – foram disponibilizados no quadro abaixo. Já a Seduc estima 526 colégios completamente fechados e outros cerca de 500 afetados, já que em 60% deles as condições de funcionamento seguem mantidas, como oferta de aulas, merenda e serviços de limpeza. O balanço da Seduc compreende 2.244 escolas que responderam aos questionamentos da Pasta.
A segunda-feira também marca o primeiro dia em que o ponto dos professores passou a ser estritamente cortado, sem a possibilidade de negociação.
Tabela divulgada pelo Cpers