A partir desta terça, idosos e pessoas com deficiência física não precisarão mais sair de casa para solicitar as credenciais de estacionamento em áreas prioritárias para esses públicos em Porto Alegre. O serviço, antes oferecido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) apenas presencialmente, vai funcionar de forma on-line, e gratuita, pelo site www.eptc.com.br, em razão do Sistema de Isenções e Estacionamento (SIE Web), trabalho desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) da EPTC.
O serviço presencial, que cobra tarifa de expedição, segue disponível no setor do Atendimento ao Cidadão (av. Erico Verissimo, nº 100), para os idosos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h; ou na rua Uruguai, 45, Centro Histórico, de segunda a sexta, das 8h30min às 16h, no caso dos PCDs.
As pessoas interessadas podem fazer a solicitação dos documentos on-line e aguardar a liberação do credenciamento de acordo com a informações prestadas no site, com tempo de liberação da credencial previsto em cerca de 48 horas. Quando aprovada, a credencial pode ser impressa em casa, sem custo, com o objetivo de poupar qualquer tipo de deslocamento dos idosos e PCDs até os locais de atendimento.
Após a impressão, o documento deve obrigatoriamente ser plastificado, para uma melhor conservação. De qualquer forma, ainda permanece a possibilidade das solicitações presenciais, ao custo de R$ 22,99.
O gerente de relacionamento da EPTC, Alexandre Borck, explica que a medida busca adequar o serviço à realidade do mundo virtual. “O serviço visa a facilitar a vida dos idosos e pessoas com deficiência física, para que não precisem sair de suas residências. A novidade atende repetitivas demandas da população, muitas delas registradas na Carta de Serviços, disponibilizada no site da Prefeitura. É um modo de se ajustar à nova realidade, onde quase todos os serviços são possíveis via on-line”.
Fabio Berwanger Juliano, diretor-presidente da EPTC, relata que a média é de 600 pedidos mensais de credencias de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.