Obras de revitalização da Usina do Gasômetro deverão ter início ainda neste ano

Contrato com o consórcio Rac/Arquibrasil foi assinado na manhã desta sexta-feira

Empresa de Curitiba vence licitação para obra de revitalização do Gasômetro, na Capital
Foto: Brayan Martins/PMPA

As obras de revitalização da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, deverão ter início ainda neste ano. A Prefeitura da Capital e o consórcio Rac/Arquibrasil assinaram, na manhã desta sexta-feira, o contrato para realização dos trabalhos. Conforme o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., a obra terá início no mês de dezembro deste ano e deverá ser entregue em março de 2021.

“Deve iniciar ainda neste ano, agora no início de dezembro. Se tudo der certo, pode ser que até o final do ano que vem tenhamos uma entrega parcial de alguma parte. O contrato vai até março de 2021”, afirma Marchezan.

Fechada desde novembro de 2017, a Usina vai passar por obras de recuperação, qualificação e modernização. O consórcio Rac/Arquibrasil, vencedor do processo licitatório, será o responsável pela execução dos trabalhos. A revitalização da Usina será a primeira obra executada pelo consórcio curitibano no Rio Grande do Sul. O projeto integra as obras do Programa Orla-POA, que já teve o trecho de revitalização da Orla entre o Gasômetro e a Rótula das Cuias entregue à população.

Com a reforma, os espaços ganharão equipamentos modernos, mas manterão a essência de exibição de espetáculos experimentais. A ideia é que a Usina tenha operações comerciais e, desta forma, se torne financeiramente sustentável. Para maior segurança, está planejada a modernização da infraestrutura do prédio. O cinema, por exemplo, vai sair do terceiro andar e ir para o térreo (embaixo do teatro). Duas novas escadas, uma voltada para os trilhos do aeromóvel e outra para acesso ao terraço, reforçarão a independência dessa área.

Os investimentos, estimados em R$ 12,5 milhões, são oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e de recursos próprios da prefeitura. Essa será a maior intervenção realizada nos mais de 90 anos do prédio.

O que vai mudar na estrutura do prédio:

– Todos os espaços 100% acessíveis a pessoas com deficiências;
– Assentos e pergolados para apreciar a vista do Guaíba;
– Entrada principal voltada à Orla Moacyr Scliar;
– Teatro Elis Regina, no formato de arena. Os assentos em volta do palco poderão abrigar até 300 pessoas;
– Restaurante com vista panorâmica no quarto andar e café com vista para a Rua da Praia;
– Duas novas escadas, uma voltada para os trilhos do aeromóvel e outra para acesso ao terraço;
– Sala de cinema P.F. Gastal será requalificada e mudará do terceiro andar para o térreo;
– Diversas áreas de exposição, foyer, e espaços multiusos, sala de dança e áreas técnicas.