Evento na Restinga vai levar capacitação para empreendedores de favelas gaúchas

Kombi do "Impulsione com Facebook" está chegando à Capital neste sábado

Foto: Divulgação

Uma Kombi diferente, que leva oportunidade e empreendedorismo na bagagem, vai estacionar na zona Sul de Porto Alegre neste final de semana. O carro do “Impulsione com Facebook” está chegando à Capital neste sábado e promete levar capacitação para moradores de favelas que queiram alavancar seus próprios negócios. A ferramenta para tanto? As redes sociais.

O projeto nasceu de uma parceria entre a Central Única das Favelas (CUFA) e o Facebook. O evento será realizado na Restinga, na sede da Escola de Samba S.R.B, em duas sessões. A primeira edição será realizada das 10h às 15h, e a segunda, das 15h às 18h. O projeto já passou por Belém do Pará, Distrito Federal e São Paulo.

O programa contará com especialistas que vão instruir moradores de favelas em como utilizar o Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp Business para alavancar seus negócios. A produção é do InFavela, parte do Favela Holding, criado pelo fundador da Central Única das Favelas (CUFA), Celso Athayde.

E Athayde conhece bem esse riscado: de camelô nas ruas do Rio de Janeiro a empresário de sucesso, trilhou um longo caminho. Hoje, compartilha o conhecimento que adquiriu  com quem quer empreender, e se aventura em diversos ramos. Dos seis aos 12 anos, dormiu sob um viaduto, conhecendo bem a realidade das regiões esquecidas pelo poder público.

“A CUFA está hoje em 17 países. Até ir pra Nova Iorque, eu achava que só tinha favela no Rio de Janeiro, mas descobri viajando com os grupos de RAP que tem favelas no mundo inteiro”, ponderou. “Outras formas de chamar são formas carinhosas que o asfalto chama esses locais. Quando é uma matéria positiva, chama de comunidade. Quando você tem pessoas morrendo e se matando, chama de favela”, acrescentou. “Trocar de nome é a coisa mais fácil. Difícil é mudar a realidade daquele espaço”, finalizou.

Como produtor cultural, descobriu artistas como Racionais MCs e MVBill. Best-sellers também estão na lista de feitos do empresário, como “Cabeça de Porco”, de 2005, escrito em parceria com o sociólogo Luiz Eduardo Soares. Além disso, produziu filmes e documentários, além de criar a Liga Internacional de Basquete de Rua.

“Esses espaços mobilizam R$ 85 bilhões por ano, é o que consomem e produzem esses moradores. Portanto, não pode chamar esses lugares de ‘carentes’, e sim de ‘potentes’. Você pode pegar uma Adidas, uma Nike, ela não vai dar tênis para aquelas pessoas, porque eles sabem que aquelas pessoas consomem. Um favelado em lugar nenhum do país prefere usar roupa pirata, ele sabe que usar marca original e ir no shopping é uma identidade pra ele, e ele fica menos estigmatizado”, explicou.

Sobre os cursos, Athayde diz que as equipes procuram se adaptar e adequar as aulas às necessidades do perfil dos interessados. Além disso, garantiu que há uma tentativa de monitoramento dos participantes, para dar acompanhamento: “você não pode sumir da vida das pessoas, os grupos tentam ajudar a dar a suporte pra essas pessoas”, explicou. Já adiantou que aqui no Estado pretendem ampliar para outras cidades, em um segundo momento.

Ficou interessado? Então fique atento! 

Impulsione com Facebook – Porto Alegre

Local: Sede da Escola de Samba Estado Maior da Restinga
Data: 23 de novembro (sábado)
Horário: Sessão 1 – 10h/ Sessão 2 – 15h
Endereço: Estrada João Antônio da Silveira, 2355, Restinga, Porto Alegre-RS