Às vésperas de encontro do PSDB, Marchezan não garante candidatura à reeleição à Prefeitura da Capital

Sigla realiza neste sábado Congresso Estadual com foco nas eleições municipais

Foto: Cesar Lopes / PMPA / Divulgação

Às vésperas de um Congresso Estadual do PSDB, que discutirá as eleições municipais em 2020, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., não garantiu candidatura à reeleição ao Paço Municipal. Durante solenidade de assinatura do contrato para revitalização da Usina do Gasômetro, na manhã desta sexta-feira, Marchezan citou ao menos duas vezes que decisões, por exemplo, de concessão do espaço e a própria entrega da obra ficariam para o próximo prefeito.

Em resposta sobre uma possível concessão da Usina do Gasômetro, Marchezan disse que é um processo demorado para entrega e que isso se dará na gestão do próximo prefeito. Questionado pela reportagem da Rádio Guaíba se com essa declaração não concorreria à reeleição, o atual prefeito disse não ser a mãe Dináh, em alusão a uma vidente.

“Como temos um ano e meio para entrega e isso vai ser na gestão do próximo prefeito, então vou deixar para o próximo prefeito decidir”, afirmou Marchezan, que encerrou a declaração sorrindo.

Embora o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não tenha divulgado o calendário oficial para candidaturas ao pleito de 2020, a confirmação dos candidatos deve ocorrer no início do segundo semestre do próximo ano. Entretanto, a movimentação política já é intensa na busca por alianças.

De olho em 2020, PSDB promove congresso estadual

Com foco nas eleições municipais de 2020, o PSDB promove neste sábado (23) o Congresso Estadual Boas Práticas para o Futuro. O evento ocorrerá das 8h30min às 16h, no Salão Nobre do Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre. São esperados mais de 300 filiados de todo o Estado.

Mediado pelo prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., o painel seguinte contará com a participação do presidente nacional da legenda, Bruno Araújo, do presidente do Instituto Teotônio Vilela, deputado federal Pedro Cunha Lima (PB), e da presidente nacional do PSDB Mulher, Yeda Crusius. Caberá ao presidente do PSDB no Rio Grande do Sul, deputado estadual Mateus Wesp, e ao governador Eduardo Leite dar as boas-vindas aos participantes.

Às 10h50min, sobem ao palco os prefeitos Nelson Marchezan Jr. (Porto Alegre), Paula Mascarenhas (Pelotas), Jorge Pozzobom (Santa Maria) e Fátima Daudt (Novo Hamburgo). Os quatro gestores irão relatar projetos implementados ao longo destes três anos de mandato que fizeram a diferença na vida dos cidadãos e que são exemplo no País.

No período da tarde, haverá dois painéis técnicos focados na preparação de pré-candidatos a vereador (a) e a prefeito (a). O primeiro será sobre comunicação e o segundo, sobre questões jurídicas e contábeis. O painel de encerramento está previsto para as 15h30min.