As piscinas públicas de Porto Alegre vão abrir ao público em 4 de janeiro de 2020. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Esporte (SMDE), cinco unidades estarão disponíveis para a população. As outros duas seguem sem previsão. A Pasta vai buscar recursos durante o ano para a recuperação dos locais.
Conforme Rodrigo Kandrik, diretor geral de Esporte, Recreação e Lazer da SMDSE, os dois locais precisam de mais manutenção por apresentarem danos maiores. “Hoje, as cinco piscinas que vão abrir precisam de manutenção e pintura, algumas verificações. As outras duas apresentam rachaduras e problemas nos motores, o que demanda mais recursos. No momento, não temos como viabilizar esses recursos. Mas faremos esse esforço para o próximo ano”.
Em relação à data de abertura dos locais, Kandrik destaca que a ideia da gestão é abrir as piscinas o quanto antes, mas eles esbarram na burocracia. “Não conseguimos devido aos processos licitatórios, contratação de serviços. Não podemos só abrir, tem que ter segurança, portaria, rouparia. A piscina é pública, mas não pode ser mal aberta, um clube não funciona assim. É por isso que não conseguimos abrir antes – são prazos e licitações desertas.
Ainda não há data para o início da confecção das carteirinhas. Conforme o diretor, até o dia 15 de dezembro a prefeitura pretende lançar o Projeto Verão. Nele serão detalhados os cronogramas das piscinas, as atividades de lazer oferecidas em cada espaço e informações sobre cadastros e atividades esportivas.
Confira as piscinas que estarão abertas
Cecopam: Rua Arroio Grande, 50, bairro Cavalhada
Ceprima: Rua Camoati, 64, bairro Santa Maria Goretti
Cevi: Rua Papa Pio XII, 129-335, Vila Ingá/Passo das Pedras
Cecoflor: Rua Irene Capponi Santiago, 290, bairro Cristo Redentor
Cecores: Avenida Nilo Wulff, s/n°, bairro Restinga
Sem previsão de abertura
Cecove: Rua Paulo Gomes de Oliveira, 200, bairro Sarandi
Cegeb: Rua Coronel Neves, 555, bairro Medianeira