Oposição representa contra deputados do PSL por racismo

Um dos alvos da ação, Coronel Tadeu arrancou à força cartaz com críticas ao genocídio negro e à Polícia Militar

Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Quatorze parlamentares da oposição ajuizaram representação ao procurador-geral da República, Augusto Aras, solicitando a abertura de inquérito civil e criminal contra os deputados federais Daniel Silveira (PSL-RJ) e Coronel Tadeu (PSL-SP), que arrancou à força um cartaz com críticas ao genocídio negro e à Polícia Militar. O parlamentar gravou o ato e divulgou em redes sociais, nessa terça-feira.

O cartaz em questão exibia uma charge do cartunista Latuff, na qual um rapaz negro aparece morto enquanto um policial militar se afasta carregando uma arma. A arte compunha a exposição (Re)Existir no Brasil – Trajetórias negras brasileiras, em alusão ao Dia da Consciência Negra, lembrado nesta quarta-feira.

Ao destruir o cartaz, Coronel Tadeu afirmou que ‘policiais não são assassinos’, e sim “guardiões da sociedade”.

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, na representação a Aras, os deputados de oposição dizem que a ‘a atitude não condiz com a postura esperada de qualquer cidadão muito menos um parlamentar eleito’. Em relação a Daniel Silveira, os deputados destacaram a fala do parlamentar no plenário da Câmara, na tarde de ontem.

Ele afirmou que a ‘maior população carcerária é formada por negros no Brasil porque mais negros cometem crimes’. “Agora, não venha atribuir à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro as mortes, porque um negrozinho bandidinho (sic) tem que ser perdoado”, declarou. A fala, segundo os deputados, teve conotação racista, configurado como crime inafiançável e imprescritível no Código Penal.

Daniel Silveira é o mesmo parlamentar que, em outubro do ano passado, ainda quando era candidato ao cargo na Câmara, rasgou uma placa em homenagem à vereadora assassinada Marielle Franco, morta em março de 2018 em circunstâncias que até hoje não se esclareceram.

Assinaram a peça os deputados federais Áurea Carolina (PSOL-MG), David Miranda (PSOL-RJ), Talíria Petrone (PSOL-RJ), Benedita da Silva (PT-RJ), Orlando Silva (PCdoB-SP), Bira do Pindaré (PSB-MA), Ivan Valente (PSOL-SP), Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), Glauber Braga (PSOL-RJ), Luiza Erundina (PSOL-SP), Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP).