Operação da PF em nove Estados e no DF combate envio de cocaína para Europa

No Rio Grande do Sul, são cumpridos 11 mandados nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Caxias do Sul

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira, uma ofensiva para desarticular organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa através de aeroportos internacionais do país. Os criminosos também promoviam o tráfico de haxixe para o Brasil.

A Operação Wanderlust cumpre 40 mandados de prisão e 40 de busca e apreensão em nove Estados e Distrito Federal. No Rio Grande do Sul, são cumpridos 11 mandados nas cidades de Porto Alegre (1), Bento Gonçalves (1) e Caxias do Sul (9).

Os mandados estão são cumpridos em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Amazonas. Também são executadas ordens judiciais para apreensão de 40 veículos, (embarcações, caminhões, automóveis e motocicletas) e o sequestro de bens com valor estimado em mais de R$ 10 milhões.

A ofensiva conta com o apoio da Adidância da Polícia Federal em Portugal e com acordos de Cooperação Policial Internacional de diversos países.

Investigações

As investigações iniciaram em março de 2019 e identificaram que a organização criminosa recrutava mulheres de diversos locais para atuarem como “mulas” no transporte da droga para a Europa. O recrutamento acontecia a partir de Caxias do Sul (RS) e Curitiba (PR).

No decorrer do inquérito foram realizados diversos flagrantes em aeroportos brasileiros e no exterior, com 25 pessoas presas em flagrante, seis delas em Lisboa (Portugal). Além disso, quase duas toneladas de drogas foram apreendidas.

Em uma das ações, a PF interceptou, em João Pessoa (PB) uma carga de 1,6 tonelada de haxixe em um veleiro que havia partido do Marrocos, na África. Essa foi a maior apreensão da droga pela Polícia Federal.

Nome da operação

Wanderlust é uma palavra alemã que pode ser traduzida como um desejo intrínseco e profundo de viajar. É formada pela junção das palavras Wander, que corresponde à prática de caminhada ou trilha, e lust, que quer dizer luxúria, ou mais que um desejo, uma vontade profunda.