Bombeiros de Minas Gerais localizaram, hoje, mais um corpo em meio às buscas de vítimas do rompimento da barragem da Vale na cidade de Brumadinho, a 5,5 quilômetros do local do colapso. Uma perícia vai verificar se o corpo encontrado é de uma das pessoas da lista de desaparecidos após a tragédia.
Em janeiro, a barragem da Vale no Córrego do Feijão se rompeu, espalhando rejeitos, destruindo casas e resultando na morte de mais de 200 pessoas. Desde então, autoridades fazem buscas para identificar pessoas vitimadas pelo rompimento da barragem. Nove meses após o desastre, 16 pessoas ainda não apareceram.
Os bombeiros encontraram o corpo na área denominada BH1, sigla para barreira hidráulica. Em razão da decomposição, não é possível discernir o sexo.
Relatório
No dia 5 de novembro, a Agência Nacional de Mineração (ANM) divulgou relatório técnico assinalando que havia como evitar a tragédia. De acordo com as conclusões, a Vale não prestou informações corretas ao Sistema de Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração (SIGBM). O órgão aplicou 24 autuações à mineradora.
Também em novembro, a Comissão Parlamentar de Inquérito criada para avaliar o caso concluiu os trabalhos com o indiciamento da Vale e da companhia alemã Tuv Sud, além de 22 pessoas das duas empresas por homicídio doloso.