Sindicato de Guardadores diz pagar pela atuação de maus flanelinhas

Após sanção de lei, Prefeitura de Porto Alegre deve intensificar a fiscalização de flanelinhas com apoio da Brigada e da Polícia Civil.

Guardadores acompanharam votação do projeto dos
Guardadores acompanharam votação do projeto dos "flanelinhas" na Câmara de Vereadores | Foto: Ederson Nunes/CMPA

Segue para sanção da Prefeitura a lei que restringe a atividade de guardadores de veículos em Porto Alegre. O texto, de autoria do Executivo, foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta segunda-feira. Os “flanelinhas” que mantiverem a atividade poderão ser multados em R$ 300. Em caso de reincidência, o valor da multa dobra.

Segundo o secretário da Segurança de Porto Alegre, a Prefeitura deve intensificar a fiscalização com apoio da Brigada Militar e da Polícia Civil. Rafão Oliveira saudou a aprovação do projeto, que visa coibir a atuação dos “flanelinhas”. “A Câmara Municipal teve uma sensibilidade gigantesca ao contribuir com os anseios dos cidadãos de Porto Alegre que não aceitam mais este tipo de achaque”, pontuou.

Indignação dos guardadores

O Sindicato dos Guardadores classificou a medida como eleitoreira. Segundo o presidente da entidade, parte da categoria é registrada e com curso de capacitação. Emocionado, Júlio de Moura disse que os bons profissionais não podem pagar pela atuação dos que agem mal. “Nós temos pessoas dignas, pessoas leais, pessoas boas, pessoas de boa índole… É fácil chegar hoje e dizer pra todo mundo que está acabado?”, desabafou.

Uma emenda foi aprovada obrigando a elaboração de um plano para reinserção dos guardadores no mercado de trabalho. Segundo o titular da pasta da Segurança, a Prefeitura deve firmar uma parceria com o Sine para garantir o emprego dos “flanelinhas” em outras atividades.