Primeira fase de obras no Salgado Filho é entregue após investimentos de mais R$ 1 bilhão

Sete mil pessoas foram mobilizadas durante os trabalhos no terminal em Porto Alegre

Foto: Fraport / Divulgação

A primeira fase das obras no Aeroporto Internacional Salgado Filho foi entregue na manhã desta terça-feira. A etapa, intitulada “1B”, teve investimento de cerca de R$ 1,2 bilhão e foi concluída dentro do prazo estipulado pela Fraport. A solenidade da entrega oficial contou com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, do governador do Estado, Eduardo Leite, do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, além de representantes da Fraport e outros órgãos envolvidos.

O ministro da Infraestrutura ressaltou o cumprimento de prazos pela empresa alemã e disse que o governo está satisfeito com o trabalho realizado até o momento. “O que está sendo entregue está dentro do prazo. A fase 1B, que estamos celebrando hoje, está dentro do prazo e está sendo entregue hoje e isso é digno de registro. Não vai ser diferente no caso de ampliação da pista e das outras intervenções que estão previstas em contrato. É um contrato sadio que está andando super bem, atendendo as nossas expectativas e tenho certeza que também a dos usuários, afirmou o representante do governo federal.

As obras, iniciadas com a gestão da empresa, contemplam a nova área de controle de segurança, a sala de embarque internacional, a nova área de check-in, novo embarque doméstico e o novo edifício garagem. Aproximadamente 7 mil pessoas foram mobilizadas durante as obras no Salgado Filho.

A etapa que deverá entregar a ampliação da pista, com um acréscimo de 2.280 para 3,2 mil metros, permitirá que o aeroporto receba aeronaves maiores, que operam voos de longa distância. Assim será possível ampliar a quantidade de voos internacionais a partir de Porto Alegre, bem como aumentar as oportunidades de transporte de cargas gaúchas por via aérea. Os trabalhos, no entanto, dependem da remoção das famílias da Vila Nazaré.

Conforme a Fraport, até o momento, 74% das obras de todo o complexo foi concluído e o total de recursos aplicados deve chegar a R$ 1,8 bilhão. A expectativa da empresa alemã é que toda a obra seja concluída até dezembro de 2021.

Entregas

Além das primeiras intervenções executadas após assumir as operações, em 2 de
janeiro de 2018, que contemplaram os sistemas operacionais, iluminação, banheiros,
wi-fi e sinalização, a Fraport Brasil realizou, no mesmo ano, a primeira de uma série de
entregas. Em dezembro de 2018, foi aberta a nova área de controle de segurança e sala
de embarque internacional. Esta foi a primeira grande mudança, que alterou o fluxo dos
passageiros internacionais no aeroporto – após realizar o check-in no piso 2 o
passageiro sobe ao piso 3 para acessar a nova área de embarque.

Em abril deste ano a empresa entregou uma das etapas mais significantes da Fase 1B: uma nova área de check-in, o novo embarque doméstico, novas salas de embarque doméstico e nova área de desembarque doméstico. Em 2 de abril, as companhias aéreas que atuavam no Terminal passaram a realizar as suas operações de check-in de voos
domésticos e internacionais na área de expansão no piso 2. Os passageiros ganharam também duas novas portas de entrada no Terminal, localizadas na sequência das três existentes, que dão acesso direto ao atendimento das companhias.

Em junho, foi entregue o novo edifício garagem, localizado próximo ao Terminal de Passageiros, com cinco pavimentos e 1.050 vagas para automóveis. Este novo equipamento também gerou a mudança do nome dos espaços que agora são identificados como: Estacionamento 1 (antigo Bolsão A), Estacionamento 2 (antigo edifício garagem) e Estacionamento 3 (novo edifício garagem). O Estacionamento 4 foi entregue em setembro.

Ainda na área de ampliação do Terminal, em 1º de agosto os passageiros do Porto
Alegre Airport começaram a usufruir de novas salas de embarque doméstico, além de
um mezanino (piso 3), acessível após os canais de inspeção do embarque doméstico.

Em setembro, a antiga área de check-in, no piso 2 do Terminal, passou a atender somente voos internacionais. Sendo assim, o espaço de check-in inaugurado em abril deste ano ficou dedicado a voos domésticos, garantindo mais conforto e agilidade a todos. Com estas mudanças, a companhia aérea Azul transferiu todas as suas operações para o antigo Terminal 1. Desta forma, todas as operações foram concentradas em um único Terminal e o Terminal 2, hoje Prédio Administrativo da Fraport Brasil, abriga também a Torre de Controle e os escritórios da Empresa.