Prefeitura bloqueia faixa da Beira-Rio para criar ciclovia temporária em Porto Alegre

Pista de circulação especial vai funcionar enquanto durarem as obras de revitalização da orla do Guaíba

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre esclareceu, na noite desta segunda-feira, a motivação para pintura e isolamento de uma das faixas da avenida Beira-Rio, em direção à zona Sul da cidade, entre a avenida Ipiranga e a rua Nestor Ludwig (rua A). A circulação de veículos automotores, no sentido bairro-Centro, vai ser mantida em apenas duas pistas enquanto a terceira vai ser usada temporariamente como ciclovia e calçada enquanto durarem as obras de revitalização do trecho 3 da orla do Guaíba.

O objetivo é substituir o trecho de faixa especial para bicicletas usando o lado oposto da avenida. Conforme a Prefeitura, por conta das obras, que exigem o cercamento do canteiro, o percurso para ciclistas não oferece segurança no ponto original, que vai ser bloqueado.

A partir da rua Nestor Ludwig, a ciclovia segue o trajeto normal no sentido Centro-bairro da pista. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) e pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

A estimativa é que a sinalização esteja concluída até o fim da semana. A faixa que vai receber a ciclovia e a calçada já recebe pintura, os tachões para delimitar a ciclovia/passeio e a instalação das placas de sinalização. “A ação é necessária porque o trecho vai receber intenso tráfego de caminhões no sentido Centro-bairro, de segunda-feira a domingo, 24 horas por dia”, salienta o secretário da Smim, Marcelo Gazen.

Nos dias úteis, o trânsito de veículos se mantém normal na av. Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), nos dois sentidos. Já aos sábados, domingos e feriados, o bloqueio atual no sentido Centro-bairro para área de lazer vai ser invertido, entre o Viaduto Abdias do Nascimento e a av. Ipiranga, para a pista sentido bairro-Centro.

Ficarão proibidas as conversões e retornos dos veículos à esquerda na av. Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio). Já no sentido Centro-bairro, o trânsito de veículos fica liberado nesses dias de lazer (ao contrário do que ocorre hoje).

Nas ruas ligando hoje as avenidas Padre Cacique e Edvaldo Pereira Paiva – Nestor Ludwig, Fernandão e Carlos Medina – o acesso passa a ser exclusivo para o trânsito local enquanto as obras durarem.

Fique atento

O diretor técnico da EPTC, Marcelo Hansen, orienta ciclistas e pedestres para que fiquem atentos às placas indicativas, já que o novo percurso obriga que quem vem do Centro atravesse para o sentido inverso quando chegar na esquina com a Ipiranga, e quem vem do bairro faça a travessia quando chegar na altura do estádio Beira-Rio.

Relembre

O trecho 3 da revitalização da orla do Guaíba compreende 1,6 mil metros entre o arroio Dilúvio, próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol, e o Parque Gigante da Beira-Rio. As obras devem durar pelo menos um ano. Depois do trecho 1, concluído em 2018, esse deve ser o segundo a ser entregue à população. Para o trecho 2, entre a Rótula das Cuias e a avenida Ipiranga, onde a Prefeitura espera instalar uma roda-gigante de 80 metros, ainda não há previsão de lançamento de edital.