Bolsonaro oficializa saída do PSL

Presidente se torna o primeiro no cargo, sem legenda, desde a redemocratização. Até março, ele pretende criar um partido novo

Foto: Marcos Corrêa / PR / Divulgação / CP

Jair Bolsonaro assinou, na tarde de hoje, a desfiliação do PSL. O presidente anunciou a saída do partido na semana passada, e com isso ele se torna o primeiro presidente no exercício do mandato sem legenda desde a redemocratização.

Bolsonaro planeja fundar outro partido, o Aliança Pelo Brasil. A ideia é conseguir validar assinaturas eletrônicas que permitam a fundação da legenda até março do ano que vem, a tempo de disputar as eleições para prefeito e vereador.

A criação da sigla é o desfecho de uma disputa interna que começou em outubro. A expectativa é de que, dos 53 deputados do PSL, sigla pela qual Bolsonaro se elegeu, 27 o acompanhem.

Assim como na eleição de Bolsonaro, a ideia é se valer do apoio da tecnologia para colher assinaturas necessárias para a criação da nova sigla, em vários Estados do País. Também ficou definido que o presidente vai usar redes sociais, dele e de aliados, para chamar pessoas dispostas a atuar na coleta de assinatura para a criação do partido. Por enquanto, a ideia é de que a executiva do partido tenha 15 integrantes.

Leia mais;

Flávio Bolsonaro entrega pedido de desfiliação do PSL