Recém-empossado comandante da Brigada Militar, o coronel Rodrigo Mohr Picon desta segunda-feira, se mostrou categórico, na tarde de hoje, ao dizer que a população não precisa ficar com medo após o crime que ocorreu, nessa madrugada, no bairro Cidade Baixa, um dos mais movimentados de Porto Alegre. Ele garante que a BM vai ter o policiamento reforçado na área, principalmente para combater o crime de roubo a celulares.
Para o comandante, a morte de Nathana Stephany Marques Gay, de 23 anos, é assustadora e “foge do entendimento”, principalmente pela forma como ocorreu. De acordo com ele, porém, não há motivos para que a população deixe de frequentar o bairro e aproveitar a área, utilizada, em maioria, pelo público jovem.
Picon lembrou que, no último ano, os registros de latrocínio envolvendo roubo de veículo diminuíram. O oficial salienta que, em 2018, 38% dos roubos de carro (crime com violência, que difere do furto, sem violência) envolviam a morte da vítima. Em 2019, segundo ele, esse número chegou próximo de zero.
Conforme Picon, a agora a preocupação se volta para o roubo de celular seguido de morte. O comandante salientou que a BM trabalha para “cortar o mal pela raiz”, buscando locais de revenda dos aparelhos e desenvolvendo operações de combate à receptação.
Também como forma de ajudar a combater esse tipo de crime, o comandante pede que a população não compre aparelhos em situação de roubo. Para ele, para que o problema seja combatido na totalidade, é preciso que não haja quem compre. “A população sabe exatamente onde encontrar esses celulares, na área central da cidade, no entorno do Pop Center. Então, pode nos ajudar”, completou.
Troca de comando
A cerimônia de troca de comando da Brigada Militar ocorreu na tarde desta segunda-feira. Além do coronel Rodrigo Mohr Picon, tomaram posse a coronel Cristine Rasbold, a primeira mulher indicada para o comando do Estado-Maior da BM, em substituição ao coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra; e o coronel Vanius Cesar Santarosa, que passou à função de subcomandante-geral, no lugar do coronel Carlos Alberto Prado de Andrade.
A passagem de comando coincidiu com o aniversário de 182 anos da Brigada Militar.