Prefeito de São Paulo deixa hospital após 23 dias internado

Dia a dia de Bruno Covas, a partir de segunda-feira, não deve mudar em razão do tratamento

Foto: Gilberto Marques/Governo de São Paulo

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, deixou o Hospital Sírio-Libanês no fim da tarde desta quinta-feira, após 23 dias internado para tratar um câncer na região do estômago. Covas deve ficar de repouso em casa, até domingo, mas está liberado pelos médicos para voltar a despachar no gabinete da prefeitura a partir de segunda-feira.

Mais cedo, em entrevista coletiva, a equipe médica que cuida do prefeito disse que o resultado do tratamento está dentro do previsto e que Covas não vem sentindo efeitos colaterais da quimioterapia.

“O prefeito reagiu muito bem às duas sessões de quimioterapia, sem qualquer efeito adverso. Ele se portou bem, suportou bem todos os medicamentos e não teve efeitos adversos. Então ele deve ter alta hoje até o final da tarde”, destacou o médico David Uip, um dos coordenadores da equipe que cuida do prefeito.

De acordo com os médicos, o dia a dia do prefeito, a partir de segunda-feira, não deve mudar em razão do tratamento. Covas precisa, no entanto, evitar eventos com a participação de grande multidões.

Os médicos informaram ainda que os coágulos que haviam se formado no tórax de Bruno Covas diminuíram e estão, aos poucos, desaparecendo. No período fora do hospital, Covas vai seguir tomando anticoagulantes.

Bruno Covas volta ao hospital no próximo dia 25, uma segunda-feira, para fazer exames preparatórios para a terceira sessão de quimioterapia. Ele deve ser internado no mesmo dia para começar o tratamento, com duração de 30 horas contínuos, na terça.

David Uip disse que, após a terceira sessão de quimioterapia, o prefeito deve voltar ao hospital no início de dezembro para fazer exames de controle dos tumores. Só então, a equipe médica vai discutir a continuidade do tratamento.