Justiça aceita denúncia e torna réus Piffero e ex-dirigentes por crimes na gestão do Inter

Acusados terão 10 dias para apresentar defesa à 17ª Vara Criminal de Porto Alegre

Foto: Mauro Schaefer/CP

O juiz Marcos La Porta da Silva, da 17ª Vara Criminal de Porto Alegre, aceitou hoje a denúncia do Ministério Público, e tornou réus os 14 envolvidos na Operação Rebote, nome dado pelas autoridades aos casos de irregularidades na gestão 2015/2016 do Inter, comandada pelo ex-presidente Vitorio Piffero.

Conforme detalhou em 6 de novembro, o MP denunciou o ex-mandatário pelos crimes de estelionato e organização criminosa. Também foram levantados indícios de lavagem de dinheiro.

Assim, tornaram-se réus os 14 denunciados na primeira fase da Operação Rebote. A lista abrange o ex-presidente Vitorio Píffero, os ex vice-presidentes Pedro Affatato, Emídio Marques Ferreira e Carlos Pellegrini, o engenheiro Carlos Eduardo Marques, o contador Adão Feijó e os empresários Ricardo Bohrer Simões, Rogério Braun, Giuliano Bertolucci, Paulo Cézar Magalhães, Fernando Otto, Carlos Alberto de Oliveira Fedato, Arturo Affatto e Paola Affatato. Eles terão 10 dias para apresentar defesa.

O crime imputado varia conforme o acusado. As acusações apontaram casos de estelionato, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa. De acordo com o levantamento feito pelo Ministério Público, foram desviados R$ 13 milhões dos cofres do Inter, utilizando um esquema de notas frias.

De acordo com o atual presidente do Inter, Marcelo Medeiros, o clube vai mover uma ação para tentar reaver os valores desviados dos cofres.

*Com informações do repórter Rafael Pfeiffer